setembro 29, 2008

Linux; Ubuntu

Há uns anos para cá que eu tenho estado cada vez interessado em certas filosofias da tecnologia, nomeadamente o conceito de “open source”, que significa, de uma forma rápida, software que pode ser editado e modificado por qualquer pessoa com conhecimentos de programação. Dado que a maioria dos programas open source são também grátis, o meu interesse tem crescido muito depressa!

Por isso já desde há uns tempos que tenho pensado instalar uma versão de Linux no meu computador. O Linux, para quem não sabe, é um sistema operativo inteiro (ou seja, uma plataforma sobre a qual se instalam outros programas), completamente grátis e, acima de tudo, tão ou mais funcional que o bom velho Windows, apesar de ser alvez um pocuo mais complicado de utilizar. Mas eu estou confiante de que esta será uma mudança positiva!

Por isso, se durante os próximos tempos eu estiver ausente, é porque estou a tratar de perceber como funcionar com o Ubuntu – o nome do Linux que eu instalei. O Windows mantém-se no computador, até porque de resto tudo usa Word e essas coisas que são bons produtos Microsoft e há que manter as compatibilidades etc. Mas só queria avisar das minhas intenções informáticas!

4 comentários:

ja m tinham falado mt bem disso...está ca a parecer k tb tenho d dar uma vista d olhos...mas acho melhor lá po natal :P
entretanto aprende aprende! que depois ensinas :D

Sandra, 29 setembro, 2008 23:59

É muito intuitivo, e para quem gosta de mariquices, bate o windows num instante e de olhos vendados, uma vez que tudo é configurável, e tudo é possível.

Tem, no entanto, uma GRANDE desvantagem - não dá para instalar o microsoft office (pelo menos, não no KDE quando eu o usava...), o que é um inconveniente gigantesco quando se tem de fazer trabalhos de grupo.

Mas as vantagens são tantas, que quando mudei novamente de SO foi só para MacOS, porque windows - jamais! =P

Ana, 30 setembro, 2008 20:15

Eheh, já me tinha apercebido que usas Mac. De qualquer forma, existem formas de instalar produtos Microsoft no Linux. É só precisa alguma paciência, disponibilidade para isso, e entender os bichos…

Jotomicron, 30 setembro, 2008 20:34

:O A sério?! da MIcrosoft mesmo microsoft?!

Wow! Isso anda a evoluir! :) fenomenal! Não fazia ideia! :)

Ana, 30 setembro, 2008 23:42